Os sensores da Senceive e sua utilização na automação do monitoramento de estruturas.

Nos campos das engenharias geotécnica e estrutural, o monitoramento contínuo de estruturas é crucial para garantir a segurança e o desempenho adequado de projetos. A Senceive é uma empresa líder em soluções de monitoramento geotécnico, oferecendo uma variedade de sensores wireless inovadores e tecnologicamente avançados. Esses sensores sem fio são capazes de medir e transmitir dados em tempo real e são projetados para serem instalados facilmente e fornecer uma solução completa de monitoramento. Além disso, eles são altamente precisos e possuem uma bateria interna para até 15 anos de autonomia, assim como oferecem uma durabilidade excepcional, mesmo em condições ambientais adversas.

COMO FUNCIONA?

Os Sensores monitoram o movimento e uma variedade de parâmetros estruturais e geotécnicos de uma estrutura, auxiliando os responsáveis na tomada de decisões. Os dados medidos por esses sensores são enviados para um Gateway através de uma das duas opções de plataforma de comunicação – FlatMesh ou GeoWAN (LoRa), ademais podemos integrar/ automatizar através dos nossos Dataloggers de Corda Vibrante, Digitais ou Resistivos outros instrumentos. Os Gateways são responsáveis por transmitir os dados coletados para uma interface web baseado em nuvem – WebMonitor ou para software de visualização de terceiros.

PLATAFORMA

Com o intuito de fornecer aos clientes soluções de monitoramento remoto de condições na mais ampla gama de ambientes, a Senceive oferece duas plataformas de comunicação distintas construídas para diferentes aplicações. A plataforma FlatMesh é a escolha natural para projetos com alta densidade de sensores, relatórios de alta frequência e operação inteligente e responsiva, ademais os sensores podem funcionar com repetidores. Ao passo que plataforma GeoWAN, de longa distância, tem um alcance maior de até 15 km e é ideal onde os sensores são instalados mais dispersos.

POR QUE ESCOLHER O MONITORAMENTO WIRELESS?
  • Precisão e Confiabilidade: Os sensores da Senceive são projetados para oferecer medições altamente precisas e confiáveis, capturando dados em tempo real e fornecendo informações detalhadas sobre o comportamento das estruturas e do solo. Essa precisão permite uma análise precisa e a tomada de decisões embasadas em dados confiáveis.
  • Fácil Instalação e Configuração:  são projetados para serem facilmente instalados e configurados, reduzindo o tempo e os custos associados à implementação. Eles podem ser implantados rapidamente em diferentes tipos de estruturas geotécnicas, adaptando-se às necessidades de cada projeto.
  • Monitoramento Remoto e em Tempo Real: Eles permitem o monitoramento remoto e em tempo real das condições geotécnicas. Os dados são transmitidos sem fio para uma interface web, onde podem ser visualizados e analisados por engenheiros e equipes de monitoramento. Isso possibilita uma resposta rápida a eventos anormais e a tomada de medidas corretivas imediatas.
  • Durabilidade e Resistência: são desenvolvidos para resistir a ambientes desafiadores, como altas temperaturas, umidade e vibrações. Eles são duráveis e projetados para uma vida útil longa, garantindo um monitoramento contínuo e confiável ao longo do tempo.

APLICAÇÃO DOS SENSORES GEOTÉCNICOS DA SENCEIVE.

  • Mineração: Na indústria de mineração, os sensores da Senceive são essenciais para o monitoramento de barragens, taludes e pilhas de rejeitos. Eles ajudam a identificar instabilidades geotécnicas, como deslizamentos de terra ou colapsos de taludes, permitindo uma resposta rápida e a implementação de medidas de mitigação para garantir a segurança dos trabalhadores e a integridade das estruturas.
  • Obras Civis e de Infraestrutura: são amplamente utilizados em projetos de construção de pontes, rodovias, túneis e edifícios. Eles fornecem medições precisas de movimentos e deformações do solo e das estruturas, permitindo que os engenheiros monitorem o comportamento das fundações, paredes de contenção, estabilidade de taludes e outros elementos críticos.
  • Ferrovias:  desempenham um papel crucial no monitoramento de estruturas ferroviárias, como trilhos, pontes e túneis. Eles podem detectar mudanças nas condições do solo e movimentos das estruturas, auxiliando na manutenção preventiva e na prevenção de danos aos ativos ferroviários. Além disso, esses sensores também são usados para monitorar as condições geotécnicas ao redor de rodovias e aeroportos, ajudando a garantir a segurança das vias de transporte.

Os sensores da Senceive são a escolha ideal para o monitoramento de obras civis, projetos de mineração e ferrovias, oferecendo precisão, confiabilidade e facilidade de uso. Com suas aplicações versáteis e diversas vantagens, esses sensores possibilitam que o engenheiro tome decisões e implemente medidas preventivas, garantindo a segurança, o desempenho e o sucesso de projetos de engenharia.

Localização

Escritório Ribeirão Preto