O que é um levantamento topográfico e por que ele é importante?

O levantamento topográfico geralmente é o primeiro passo em qualquer projeto de obra ou desenvolvimento. É ele que determina o estado do solo onde a construção tomará lugar para que sua base seja realizada de maneira correta.

Para quem lida com essa área diariamente, é fundamental dominar esse assunto. Pensando nisso, fizemos um panorama geral sobre o levantamento topográfico e sua importância na qualidade dos projetos de construção.

O que é um levantamento topográfico?

O levantamento topográfico é o ato de localizar e mapear todas as características da superfície de um terreno. Especificamente, o levantamento mede e mostra a forma, configuração, alívio e outras características tridimensaionais aplicáveis do solo para criar contornos.

Os levantamentos topográficos também podem incluir objetos naturais, como árvores, grandes rochas, bem como características artificiais, como edifícios, muros de contenção, ruas, calçadas, paisagismo e polos de serviço. O mapa gerado pelo levantamento ainda pode incluir informações corretas de linha de limite que muitas vezes são necessárias para contratempos.

Por que você precisa de um levantamento topográfico?

O mapa topográfico é, constantemente, a base para todos os esforços subsequentes de planejamento e design, e se não for feito corretamente, pode causar erros, custos extras na construção e, pior ainda, acidentes graves. Uma pesquisa topográfica fornece informações precisas para permitir que cada etapa seja feita corretamente e dentro do orçamento inicial.

Muitos órgãos governamentais diferentes exigem que projetos de construção e desenvolvimento tenham levantamentos topográficos como parte obrigatória do processo de construção. Esses projetos incluem novas casas, remodelações importantes, calçadas, melhorias rodoviárias, montagem de pontes, projetos de classificação e drenagem, sistemas sépticos, design de utilidade, construção de barragens e muito mais.

Uma vez que os levantamentos topográficos são úteis em muitos campos, eles servem para diversos propósitos, e seus benefícios variam dependendo do tipo de projeto. Em geral, no entanto, eles podem:

  • Determinar as condições existentes e identificar quaisquer problemas com um site ou área natural;
  • Mostrar “retrocessos” de limites ou recursos de natureza para qualquer novo edifício ou projeto;
  • Fornecer aos engenheiros e arquitetos as informações necessárias para criar projetos corretos e adequados para os recursos únicos da propriedade;
  • Indicar como novos recursos, como classificação, estruturas de construção, valas de drenagem e pontes, podem ser construídos (se possível).

Como você pode ver, os levantamentos topográficos são extremamente úteis não apenas para engenheiros e arquitetos, mas também para proprietários de casas, empresas, governos e construtores. A informação é valiosa e determinante para o início de um projeto. Com os dados coletados é possível determinar se o projeto pode mesmo ser realizado e quais os obstáculos que precisam ser superados.

Quais os métodos e equipamentos de levantamento topográfico?

Os levantamentos topográficos utilizam três métodos principais, e muitas vezes são uma combinação dos três, pois cada meio tem uma força diferente:

  • Aérea: a fotogrametria é utilizada para determinar os contornos da superfície de grandes áreas, mas não podem mapear recursos;
  • GPS: o GPS em tempo real (RTK) permite o mapeamento rápido de áreas abertas que não são suficientemente grandes para justificar métodos aéreos;
  • Estações totais: uma equipe de campo está no local e mapeia diretamente cada recurso. Utilizado quando a cobertura da árvore evita outras tecnologias ou quando os níveis de precisão mais altos são necessários.

O que influencia o custo de uma pesquisa topográfica?

A estimativa para uma pesquisa topográfica pode variar de acordo com diversos fatores. Os mais influentes são a forma, relevo e tamanho da propriedade, a quantidade de árvores e a precisão necessária.

Influências menores também interferem como acessibilidade, distância, condições meteorológicas e o formato do mapa entregue. Por exemplo, o levantamento de uma área montanhosa custará mais do que a pesquisa de terrenos planos. Da mesma forma, um campo aberto é mais fácil de pesquisar do que uma floresta cheia de árvores.

E para otimizar os seus levantamentos topográficos, conheça os equipamentos da Santiago & Cintra e saiba porque eles são a melhor escolha para os seus projetos!

Localização

Escritório Ribeirão Preto