O poder do Mapeamento Móvel

O Mapeamento Móvel tem se destacado e mudado a história de diversas empresas em todo o mundo, empresas que procuram cada vez mais agilidade em seus processos. Através do Mapeamento Móvel é possível gerenciar e acompanhar projetos, analisando com detalhes todo o progresso, obtendo, com um único equipamento, as informações que antes só poderiam ser adquiridas com várias equipes.

Essa tecnologia já é utilizada por algumas empresas no Brasil, porém a capacidade que a solução possui de potencializar, não apenas projetos, mas também o dia a dia de todos os colaboradores envolvidos nele acaba sendo pouco explanado, uma vez que um projeto que supera expectativas alavanca não apenas a empresa, mas todos aqueles envolvidos no processo.

Hoje, você vai entender um pouco mais sobre o Mapeamento Móvel, como ele funciona e como ele pode ajudar seu negócio a evoluir cada vez mais.

O que é Mapeamento Móvel?

O que é Mapeamento Móvel

O Mapeamento Móvel consiste em um método de captura de dados, através de câmeras fotogramétricas de 30 Mega Pixel, ou através de Laser Scanners, juntamente com dados GNSS Trimble Applanix  e sistema Inercial, as informações coletadas são georreferenciadas e as imagens são obtidas em 360º, a solução pode ser instalada em automóveis de qualquer tamanho (plataforma móvel) onde são instalados os sensores para captura de dados.

Os dados capturados (Imagem ou nuvem de pontos) são registros nos quais é possível determinar aspectos, características e informações de elementos identificáveis, por exemplo, na imagem, sendo possível sua localização no terreno e associar essas informações a outros registros de dados relacionados à mesma área.

Dessa forma é possível associar coordenadas aos dados coletados durante a trajetória de levantamento, todas essas informações podem ter sua apresentação de forma totalmente customizada durante o levantamento, por exemplo, em uma tela pode ser apresentada a base cartográfica disponível, em outra tela pode ser apresentada as informações das câmeras em 360 graus, e em outra todo o cenário percorrido.

O software Trimble MX que acompanha a solução permite criar com banco de dados ou trabalhar com bancos já existentes, exportar os dados para plataformas GIS ou CAD, permite ainda a extração de pontos, linhas, áreas, catenárias, volumes, de forma manual, semi-automática e automática, tornando uma solução eficiente para quem necessita de agilidade, precisão e segurança na informação.

Aplicações

Há diversas aplicações que podem utilizar as soluções para mapeamentos Móvel, uma vez que são de fácil instalação, podendo ser instalado em veículos móveis de qualquer tamanho, permite o levantamento de informações mesmo em altas velocidades , abaixo algumas opções:

  • Governo: Inventário, gerenciamento de ativos, plano diretor;
  • Companhias Elétricas: Gerenciamento de ativos, planejamento de expansão;
  • Concessionárias de Rodovias e Departamentos de Estradas de rodagem: Análise de condições das vias, acompanhamento de obras, manutenção, gerenciamento de ativos e túneis;
  • Ferrovias: Gerenciamento de ativos, Túneis e acompanhamento de obras
  • Mineração: Construção de acessos, gerenciamento de ativos, inventários;
  • Óleo e Gás: Rastreamento e gerenciamento de ativos, detecção de alterações;
  • Mapeamentos em grande escala

Como o sistema funciona?

Como o sistema funciona

O sensor, através dos sistemas de referência das câmeras, Receptor GNSS, sistema inercial e demais sensores, permite que o levantamento de grandes áreas, com precisão e velocidade seja possível, transformando os dados levantados em informações precisas e preciosas para o desenvolvimento de projetos.

Dependendo da necessidade das informações a serem coletadas, são disponibilizadas soluções com imagens georreferenciadas, Soluções com Laser Scanner ou soluções com Imagens e Laser Scanner.

Em ambientes abertos, com boa iluminação, a solução com Imagens Georreferenciadas pode ser um grande aliado de seu projeto, em ambientes com menor iluminação, como túneis com pouca iluminação, ou em trabalhos onde se necessita de levantamento mais denso ou com necessidade de ser levantado com o veiculo em alta velocidade, pode ser que a solução com Laser Scanner se adeque melhor as necessidades.

Aliando todas essas funções, o Mapeamento Móvel se transforma em uma solução eficaz para o seu projeto atingir todas as metas e expectativas desejadas, além de otimizar o tempo de execução de qualquer projeto.

Localização

Escritório Ribeirão Preto