NET-FIT obtém certificado CAER para aeronave Sensefly eBee Plus

O setor agrícola vem se desenvolvendo no país como grande potencial de aplicação de RPAs (Aeronaves Remotamente Pilotadas) profissionais.

Nesse cenário, aeronaves com Autorização de Projeto para voos BVLOS (além do alcance visual do piloto remoto) ganham especial atenção. É o caso do SenseFly eBee, primeiro Drone autorizado pela ANAC para voos além do alcance visual no país.

Do monitoramento dos índices de vegetação, ao levantamento de linhas de plantio e falhas na agricultura, esses Drones têm atuação destacada.

Pensando nisso, a empresa de tecnologia NET-FIT Tecnologia da Informação obteve o Certificado CAER e Certificado de Matrícula (CM), que permitem a operação BVLOS (além do alcance visual do piloto) de sua aeronave SenseFly eBee Plus.

A obtenção do CAER habilita as aeronaves com Projeto Autorizado na ANAC a voarem dentro do escopo aprovado. No caso do SenseFly eBee, esse certificado atesta a conformidade com o projeto para voos BVLOS. Os Drones são comercializados no Brasil pela Santiago & Cintra Geotecnologias.

Apesar de possuir Projeto Autorizado para voos BVLOS no país, a Autorização ANAC não habilita, automaticamente, todas as aeronaves SenseFly em operação a voarem nesse escopo. Para poder operar BVLOS dentro da Regulamentação, cada operador deve obter o Certificado CAER para sua aeronave SenseFly.

netfit

O CAER é obtido através da modificação e vistoria técnica, executadas pela empresa de Engenharia & Consultoria AL DRONES, responsável pela condução da Autorização de Projeto ANAC.

“Obter o CAER de todas as aeronaves com Projeto Autorizado na ANAC. Esse é o nosso objetivo, para que todos possam voar dentro da Regulamentação”

André Arruda, sócio da empresa

Com o CAER, os Drones SenseFly eBee se tornam capacitados para voos BVLOS. Isso traz um grande retorno em produtividade, alavancando a utilização dessas aeronaves dentro do setor agrícola em voos até 5km de distância do piloto. Esse é o caso da aeronave certificada da NET-FIT, empresa de tecnologia de São José do Rio Preto (SP).

A NET-FIT Tecnologia da Informação possui planos ainda maiores: com o novo CAER do SenseFly eBee, tem como objetivo ser a primeira empresa de aerolevantamento cadastrada no Ministério da Defesa (MD), com autorização para o uso do RPA no escopo BVLOS. O CAER e CM são documentos essenciais para obter o cadastro no MD, conforme apresentado no site do MD.

A obtenção do CAER para voos BVLOS das aeronaves SenseFly significa um grande avanço na aviação do país. É um passo importante para a profissionalização do setor de Drones, habilitando os equipamentos com Projeto Autorizado a serem legalizados no escopo aprovado pela ANAC.

Para mais informações sobre como obter o CAER e legalizar sua aeronave SenseFly eBee para voos BVLOS, entre em contato com a AL DRONES:
www.al-drones.com.br
contato@al-drones.com.br

Fonte: Mundogeo Connect

Localização

Escritório Ribeirão Preto