Drone senseFly eBee X é certificado pela ANAC para realização de voos BVLOS

A empresa Santiago & Cintra Geotecnologias, pioneira na comercialização de VANTs profissionais para mapeamento e representante autorizada senseFly no Brasil, obteve ontem mais uma Autorização de Projeto da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), agora para o modelo eBee X, para realização de voos BVLOS (beyond visual line of sight), ou seja, além do alcance visual do operador.

Com esta aprovação, a empresa passa a ter 05 modelos da fabricante Suíça senseFly (eBee Classic, eBee Classic RTK, eBee Plus, eBee SQ e eBee X) passíveis de obtenção do CAER (Certificado de Aeronavegabilidade Especial para RPA).

O CAER permite que os operadores realizem voos dentro do território nacional em um raio de até 5km de distância e a uma altura de até 400 pés (120m), sem a necessidade de observadores a cada 500 metros e habilitação para piloto.

Segundo Wesley Sato, Diretor de Planejamento Estratégico da Santiago & Cintra, o CAER só traz benefícios aos usuários de drones. “O CAER agrega valor ao negócio de nossos clientes, pois possibilita ao eBee uma maior produtividade por voo em conformidade com às normas vigentes da ANAC e do DECEA”.

Todo este processo foi realizado em parceria com AL Drones, empresa especialista em projetos e certificação de aeronaves não tripuladas, que conduziu os ensaios junto a ANAC e demonstraram que o senseFly eBee X cumpre todos os requisitos de segurança exigidos pela RBAC-E n° 94.

“Foram mais de 2000 horas de engenharia para a Autorização BVLOS do sensefly eBeeX no Brasil. Além dos relatórios técnicos, realizamos um total de 10 ensaios, envolvendo diferentes sistemas e proteções automáticas da aeronave, para demonstrar à ANAC a segurança de voo da RPA”, afirmam André Arruda e Lucas Florêncio, sócios e co-Fundadores da AL DRONES.

Para obtenção do CAER, é necessária a instalação de um kit de iluminação e identificação do VANT. Este processo, bem como a inspeção da aeronave por um engenheiro aeronáutico certificado pela ANAC, são realizados na sede da Santiago & Cintra em Ribeirão Preto. Para mais informações, acesse o site da S&C ou entre em contato conosco para esclarecer todas as dúvidas através do e-mail fale_conosco@santiagoecintra.com.br.

 

Localização

Escritório Ribeirão Preto