O que você precisa saber antes de escolher um Laser Scanner 3D?

A tecnologia do laser scanner 3D é utilizada para realizar varreduras em objetos, superfícies e áreas para mapeamento.  Atualmente devido à evolução da tecnologia encontramos diversos tipos e modelos de Laser Scanners, como, por exemplo, modelos terrestres estáticos, móveis embarcados em veículos, embarcados em mochilas, modelos aéreos embarcados em Drones, dentre outros, e considerando que para aplicação pode ser requerido um tipo de equipamento diferente, vamos entender melhor sobre alguns modelos de laser scanner 3D para facilitar no momento da escolha do melhor modelo a utilizar em seu trabalho.

Tecnologia do Laser Scanner 3D

O avanço da tecnologia nos últimos anos proporcionou aos profissionais vantagens relevantes em precisão e produtividade, além de ferramentas que permitem realizar varreduras de grandes áreas, surgiram também funções de escaneamento móvel utilizando veículos terrestres, mochilas ou drones, possibilidade de escaneamento preciso com auto calibração do equipamento e mais várias funcionalidades para entrega de resultados com mais rapidez e detalhamento.

Recentemente a Trimble lançou o Trimble X7, o primeiro, e até o lançamento desse blog, único modelo de Laser Scanner 3D no mercado global capaz de realizar a auto calibração do equipamento, o que trouxe muitos benefícios para os profissionais que podem fazer a calibração do equipamento em campo e emitir o relatório para apresentar ao contratante dos serviços.

Além disso, com mais tecnologia a favor do profissional, com mais informações e detalhamento, mais segurança ele tem de que fez, ou de fazer, o melhor investimento.

Quais os modelos de laser scanner 3D?

Quando falamos em laser scanner, encontramos no mercado atual diversos modelos e recursos de escaneamento. Dentre eles, há opções de Laser Scanners estáticos, Laser Scanners móveis e também unidades que são embarcados em Drones, e cada um deles conta com recursos específicos.

Antes de escolher qual utilizar, é de extrema importância avaliar o tipo de trabalho que será realizado e a partir disso, escolher as opções mais adequadas.

Abaixo algumas informações sobre cada uma delas:

  • Laser Scanners estáticos

Um Laser Scanner estático, necessita estar parado para que a varredura seja realizada, há modelos que podem fazer a união de cenas de forma automática em campo, como, por exemplo, o laser scanner Trimble X7 e há também modelos em que é necessário que a orientação das cenas seja utilizando a posição de alvos (Targets e/ou esferas) localizados nas cenas.

  • Laser Scanners Móveis

Laser Scanners móveis permitem que a varredura seja realizada enquanto o equipamento está em movimento, dentro dessa classificação, temos, por exemplo, o Liback Pack DG50 que está instalado em uma mochila, podendo realizar o levantamento indoor e outdoor com precisão, realizando, por exemplo, o levantamento 3D de um túnel, inspeção de construções ou trabalhar com mineração aberta ou subterrânea.

Ainda dentro da classificação de Laser Scanners móveis é possível encontrar equipamentos que podem ser instalados em veículos e realizar varreduras, permitindo identificar ativos urbanos e rodoviários, mesmo o veículo estando a mais de 100 km/h, como, por exemplo, o Trimble MX9.

  • Laser Scanner Aerotransportado

Os lasers scanners aerotransportados são sensores acoplados em uma plataforma aérea (Drone) e juntamente com dispositivos inerciais permitindo o levantamento de centenas de milhares de pontos por segundo com precisão, otimizando o trabalho e oferecendo uma visão de levantamento única, que os Lasers Móveis Terrestres e estáticos não possuem, além disso, muitos modelos possuem capacidade de penetrar vegetações e retornar informações ao profissional do que está sob a vegetação, mesmo sem o desmate. Algumas aplicações são: Construções de estradas, Planejamento de Obras, Reflorestamento, Manejo florestal, Obras de Redes de Eletrificação, dentre outras.

Qual Laser Scanner utilizar em campo?

No tópico anterior, demos alguns exemplos de aplicações que cada tipo de classificação de Laser Scanner pode fornecer, porém não se limitando a elas, no momento de escolher o Laser Scanner que melhor se adequa às suas necessidades, é importante verificar qual aplicação será utilizada para esse equipamento.

A aplicação é importante porque ajuda a escolher qual a opção mais adequada, a precisão é importante porque garante a confiabilidade dos dados, a velocidade auxilia na produtividade em campo, sendo um fator importante no tempo em que o operador leva para realizar o levantamento. Essas são algumas das características que se deve levar em conta no momento da escolha do equipamento.

Em caso de dúvidas, conte sempre com o apoio de um dos especialistas da Santiago & Cintra para auxiliar nessa importante decisão.

Quando e onde é realizada a aferição dos lasers Scanners?

Os Lasers Scanners, como todo dispositivo de medição ótico, precisam ser calibrados e aferidos com regularidade para que mantenham a velocidade, qualidade e precisão, atestando que os ângulos e distancias mensurados estejam corretos e as informações não estejam desferidas.

No entanto, até o lançamento desse Blog, não há nenhum fabricante de Laser Scanner no mercado que tenha dispositivos que permitam a aferição de Laser Scanners no Brasil, sendo que no momento da aferição anual do equipamento, é necessário realizar processo de exportação e posteriormente importação para o país de fabricação do Laser Scanner, o que torna um processo demorado e oneroso a ser realizado todos os anos para certificar que o equipamento esteja devidamente aferido.

Neste caso o Laser Scanner Trimble X7 se destaca por ter o recurso de autocalibrarão e auto nivelamento automático. Ele é o único Laser Scanner no mercado com este recurso, possuindo patente e permitindo a geração de atestado de calibração, caso seja do interesse do cliente, a cada cena levantada. Isto resulta, além de ter sempre um equipamento preciso e aferido, na redução de custos, uma vez que ao adquiri-lo não será necessário enviá-lo para fora do Brasil todos os anos para aferição, nem correr o risco de ter o trabalho interrompido por falta de certificado de calibração ou de documento que ateste que o equipamento está devidamente aferido.

 Preciso utilizar Softwares ou os Scanners desempenham atividades sozinhos?

Localização

Escritório Ribeirão Preto