Saiba tudo sobre a Tecnologia LIDAR na Topografia

Com a chegada de novas tecnologias, a Topografia vem ganhando novos rumos, tecnologias que já existiam, como o LIDAR, vêm ganhando cada vez mais acessibilidade, permitindo que, por exemplo, seu uso, antes restrito a aplicações estáticas, a vislumbrar novos horizontes, como seu uso em dispositivos móveis, como Drones, veículos e mochilas.

A tecnologia LIDAR traz mais precisão, produtividade e qualidade no levantamento de informações espaciais.

Entenda melhor a seguir.

O que é a tecnologia LIDAR?

A sigla LIDAR vem do termo em inglês LIght Detection And Ranging, que significa Detecção de Luz e alcance.

Essa tecnologia permite a realização de medições de milhares de pontos por segundo, consistindo na interpretação dos dados que retornam ao sensor Laser após emissão de luz, pulso Laser, sobre os objetos de interesse, a interpretação desses dados são então convertidas em dados posicionais.

Podemos considerar a tecnologia LIDAR um método direto de levantamento de dados e altamente preciso, sendo cada vez mais utilizado em todas as áreas da Engenharia, para criação de modelos digitais tridimensionais com alta precisão.

Lasers Scanners Aerotransportados

Diferentemente dos Lasers Scanners Terrestres tradicionais, que necessitam estarem estáticos para realizar o escaneamento da área de interesse, os Lasers Scanners Aerotransportados podem ser instalados em drones trazendo maior flexibilidade, maior alcance e uma nova perspectiva para profissionais de todas as áreas que englobam levantamentos topográficos.

Devido à tecnologia SLAM – Simultaneous Localization and Mapping embarcada na tecnologia, é possível realizar levantamentos em ambientes com e sem GNSS, permitindo o levantamento em ambientes indoor e outdoor, aumentando a produtividade sem privar-se na precisão nos levantamentos.

Os dados levantados são então processados, considerando dados como a trajetória, dados espaciais de localização e a nuvem de pontos, criando modelos digitais 3D, com nível elevado de detalhamento e alta definição.

Leia mais sobre o Laser Scanner Aerotransportado em nosso blog: Tecnologia SLAM e Laser Scanner Aerotransportado

Como a tecnologia LIDAR é aplicada na topografia?

A Topografia é a ciência que estuda as características naturais ou artificiais da superfície de um terreno, nela o objetivo principal é a coleta de dados para representação, estudo e aplicações em diversas áreas como mineração, construção civil, indústria, entre outras.

A tecnologia LIDAR permite a medição e representação da superfície de forma rápida e ágil, proporcionando o que os profissionais da área mais almejam, que são ferramentas e/ou equipamentos que forneçam alta precisão dos dados levantados, em menos tempo, gerando maior produtividade.

Imagine então a possibilidade de contar com a alta precisão da tecnologia LIDAR para facilitar as operações em campo. Atualmente a tecnologia LIDAR pode ser utilizada não somente na topografia, mas também em diversas áreas, como em Obras e levantamentos para Engenharia, Geologia, Ativos Florestais, linhas de transmissão de Energia, dentre outras.

O sistema LIDAR é uma tecnologia acessível, presente nos equipamentos da GreenValley, aceitos e utilizados em todo o planeta.

Veja os Lasers Scanners Aerotransportados em nossa página: Lasers Scanners Aerotransportados.

Localização

Escritório Ribeirão Preto