Pix4Dmapper: fotogrametria para mapeamento com drones

O Pix4Dmapper é um software referência no processamento de dados dos drones. O software é responsável pelo processamento de imagens e levantamento de dados com diversos recursos disponíveis.

Neste blog post vamos entender o que é o software Pix4Dmapper, qual a precisão ele pode oferecer para a sua operação e como aproveitar seus recursos da melhor forma.

O que é o Pix4Dmapper?

O Pix4Dmapper é uma das soluções Pix4D onde o usuário adquire a licença do software de forma perpétua ou durante um determinado tempo, tendo disponível a renovação. O software é específico para o processamento de imagens e a partir deste, geração de diferentes resultados.

É uma solução com alta tecnologia que converte imagens aéreas em mosaicos 2D georreferenciados, modelos de superfície 3D, nuvens de pontos, mapas NDVI e outros recursos.

O software se destaca no mercado por ter um bom fluxo de informações e configurações de fácil operação. Assim, o processamento pode ser realizado de forma fácil e intuitiva.

como-utilizar-os-recursos-do-pi4dmapper

Como utilizar os recursos do Pix4Dmapper?

O software possui muitos recursos que melhoram os resultados da operação. Possui o RayCloud que é um ambiente único onde 3D e 2D podem interagir. O RayCloud conecta as imagens originais a cada ponto da reconstrução das imagens 3D. A reconstrução 3D é derivada da intersecção de incontáveis raios (projeção de um ponto) projetados no espaço a partir das imagens originais, criando uma nuvem de raios (uma nuvem de pontos projetados em 3D).

A ferramenta RayCloud foi Inspirada no conceito de nuvem de pontos, uma massa de pontos 3D em um sistema de coordenadas cartesiano. Ao clicar em um ponto 3D, você verá todas as imagens que contribuíram para a reconstrução daquele ponto específico. Cada imagem que capturou o ponto será ligada ao ponto por uma linha, ou seja, um recurso que permite o usuário ter uma experiência imersiva e se assegurar da precisão obtida, permitindo a visualização, verificação e edição dos resultados.

Quando criar objetos vetoriais (pontos, linhas e superfícies) você pode sempre se fundamentar na posição precisa de cada ponto utilizando da imagem original 2D, ou seja, mais precisão no mapeamento.

Além disso, o software conta com o Editor de Mosaico para alterações em regiões do mesmo que necessitam de alguma correção.

Com o Pix4Dmapper você pode capturar imagens RGB, termais ou multiespectrais através de drones e transformá-las em modelos digitais, além de ter todo o controle do seu projeto, mensurar, inspecionar e compartilhar.

pix4dmapper

Como ter mais precisão com o Pix4Dmapper?

Uma das dúvidas mais comuns entre os usuários do Pix4Dmapper é quanto a sua precisão. Por isso vamos entender melhor sobre o quanto o software pode oferecer de precisão em seu mapeamento.

Consideramos a precisão um dos fatores mais importantes do seu projeto, é também uma das maiores preocupações para o profissional da topografia e aerolevantamento. Sendo assim, na hora de realizar o seu projeto, é importante destacar no momento da captura dos dados a sobreposição das imagens. O software oferece recursos para que o usuário tenha informações sobre a relação Base/Altura (B/H), dessa forma, possuindo um maior controle sobre a sobreposição do projeto.

A relação base/altura (B/H):

relação-base-altura

 

A captura de imagens em alto grau de sobreposição permite gerar o DSM e ortomosaico com maior precisão.

captura-de-imagens-em-alta-sobreposicao

 

Sobreposição de imagens:

sobreposicao-de-imagens

 

O software ainda oferece o recurso “error ellipsoid” no RayCloud que pode ser ativado onde mostra o erro teórico do ponto selecionado.

recurso error ellipsoid pix4dmapper

Assim, o software oferece muitos recursos para o seu mapeamento e processamento de imagens. Saiba a seguir mais sobre as soluções do Pix4Dmapper.

Soluções do Pix4Dmapper

Utilize os recursos do Pix4Dmapper aproveitando o melhor que o software pode oferecer, com mapa de índices a partir de fórmulas pré-definidas ou criando fórmulas personalizadas.

  • Modelo Digital da Superfície (MDS) – Geração dos MDS, cálculo de volumes, geração de Ortomosaicos e Mapas de Reflectância;
  • Ortomosaico: criação de ortomosaicos com base na ortorretificação e remoção de distorções das imagens;
  • Mapa de refletância: mapas de refletância precisos do objeto de interesse
  • Mapa de índice: geração de mapas de índices, cálculo de diferentes bandas.

Aplicações do Pix4Dmapper

Por fim, o software atende diversos profissionais de mercados como topografia, mineração, indústrias, agricultura e outros profissionais que trabalham com o mapeamento.

Geração de mapas e maior precisão para você ter melhores resultados em sua operação.

quais-as-opcoes-de-processamento-com-o-pix4dmapper

Você pode saber mais sobre as soluções Santiago & Cintra lendo os conteúdos em nosso blog, ou pode falar diretamente com o os nossos especialistas, através da nossa página de contato.

Localização

Escritório Ribeirão Preto