O que é o escaneamento a laser 3D?

O escaneamento a laser é uma tecnologia que utiliza um sensor com câmera acoplado a um equipamento, esse sensor realiza medições utilizando um pulso laser, esse pulso Laser é emitido milhares de vezes por segundo e se modifica dependendo da distancia do objeto e da densidade do material, permitindo a captura da informação de milhares de pontos por segundo, possibilitando que objetos sejam mensurados em 3 dimensões.

Dessa forma superfícies, terrenos ou outros objetos físicos podem ser rapidamente mensurados, criando uma nuvem de pontos em ambiente computacional.

Com a evolução da tecnologia, tornando os sensores cada vez menores, inovações de Software e a necessidade cada vez maior de que as informações coletadas sejam adquiridas de forma rápida e em 3 dimensões, o escaneamento 3D tem ganho cada vez mais abertura em novas frentes tecnológicas, facilitando a vida do Engenheiros e projetistas em construções civis, plantas industriais, projetos arquitetônicos, levantamentos topográficos, dentre outros.

Leia nesse blog o que é o escaneamento a laser 3D, suas aplicações, novas tecnologias e como o mercado está reagindo a essas inovações.

Aplicações e funcionamento

aplicacoes-e-funcionamento-escaneamento-a-laser

Como explanado, o Escaneamento a Laser 3D é uma tecnologia sem contato físico, que permite a criação de nuvens de pontos digitais precisas, com dados da superfície de objetos de maneira rápida e fácil.

Essa tecnologia é ideal para medir superfícies com contornos complexos, que necessitem de uma grande quantidade de informações para sua representação de forma rápida e precisa, além disso, com o uso de métodos tradicionais isso seria impraticável, por tempo, custos e metodologia. Assim, é muito útil para aplicações diversas de engenharia, entre elas:

  • Levantamento de tubulações para plataformas de Petrolíferas;
  • Documentação e acompanhamento de progresso de construções;
  • Monitoramento de estruturas com identificação de desgastes;
  • Criação de modelos 3D para documentação de projetos, reformas, retrofit, etc.;
  • Realização de medições de fachadas, sem a necessidade de montagem de andaimes ou outras estruturas;
  • Criação de modelos 3D de patrimônios históricos para restauração e sítios arqueológicos;
  • Levantamento de volumes em tanques ou silos de armazenamento;
  • Mapeamento Geológico;
  • Criação de mapas Topográficos;
  • Documentação sobre a preservação ambiental;
  • Projetos arquitetônicos;
  • Mineração.

Através de medições precisas, o profissional terá dados para acompanhamento de todas as fases dos projetos, seja um projeto simples ou complexo.

Além disso, dependendo de como o profissional trata a nuvem de pontos, o resultado se aproxima a imagem de uma fotografia de alta resolução, porém com propriedades métricas.

O escaneamento a laser 3D é uma tecnologia inovadora, que pode otimizar consideravelmente os trabalhos em campo e ser utilizado em diversas etapas da Engenharia, para projetos em geral, construções e avaliações de equipamentos e estruturas.

A tecnologia do escaneamento 3D e sua evolução

tecnologia-e-evolucao-do-escaneamento-a-laser

A tecnologia de escaneamento a laser surgiu através de uma companhia, localizada no Canadá, com o intuito de produzir equipamentos para a NASA, esse equipamento tinha como objetivo fazer o levantamento de terrenos de forma rápida.

Em pouco tempo a solução foi adaptada para levantamentos Topográficos e começou a fazer parte do mercado, sendo muito utilizada em projetos pelos engenheiros e arquitetos.

No inicio os equipamentos tinham grandes dimensões e o peso de cada unidade era de algumas dezenas de quilos, no entanto com o avanço da tecnologia, encontramos hoje em dia soluções bem menores e a maioria possui peso de poucos quilos.

O advento do escaneamento a laser contribuiu para um melhor desempenho e aumento de produtividade em todas as atividades ligadas a medição.

Novas Tecnologias

Antigamente as representações Cartográficas eram todas feitas em papel e os Engenheiros / Arquitetos lidavam, muitas vezes, como desenhos feitos a mão, foram muitos anos, mesmo após o advento da informática, para que soluções 3D, equipamentos de precisão e um maior detalhamento estivesse disponível no mercado, dando mais controle e poder de decisão.

Hoje em dia, os profissionais contam com menos esforço operacional, maior precisão e maior produtividade, há equipamentos que permitem a junção das nuvens de pontos, de diversas cenas, ainda em campo, sem que o operador tenha que se preocupar com a instalação de alvos ou targets, o Laser Scanner aliado a sensores inerciais, câmeras de alta resolução e softwares inteligentes, como o Laser Scanner Trimble X7, agregam valor ao trabalho e eliminam etapas de campo e escritório, sem onerar ou sobrecarregar a equipe de campo.

O Levantamento a Laser 3D também está disponível em sistemas de mapeamento móvel, como o modelo Trimble MX9, permitindo que o Laser Scanner, juntamente com vários outros sensores, sejam embarcados em um veiculo, permitindo o escaneamento de milhares de pontos por segundo, enquanto o veiculo está em movimento.

A tecnologia está sempre evoluindo e novidades estão sempre em desenvolvimento, tanto para equipamentos, quanto soluções de Software, visando cada vez mais facilitar o dia a dia e reduzir custos e o esforço computacional e operacional.

Tecnologia Bim

A tecnologia BIM (Building Information Modeling), em português, nada mais é que um modelo digital com 3 dimensões, que pode ser obtido ou projetado utilizando informações de escaneamento a Laser 3D, onde é possível analisar todo o projeto antes mesmo de se iniciar a obra. Dessa forma, o BIM oferece melhores fluxos de trabalho, menos retrabalho, maior produtividade e maiores ganhos para o setor.

Quando o projeto é modelado em BIM, todas as etapas são integradas, obtendo informações precisas de cada objeto, com informações precisas e relevantes para o projeto.

Dessa forma podemos concluir que o escaneamento a laser aliado às novas tecnologias, totalmente alinhado ao BIM, traz muitos benefícios a todos os profissionais da área, com o avanço da tecnologia estamos presenciando novos equipamentos e soluções que aumentam a produtividade e melhoram ainda mais o controle de todas as etapas do projeto.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Veja o nosso blog e fique por dentro das novas tecnologias, mercado, equipamentos e soluções inovadoras para o seu trabalho.

 

Localização

Escritório Ribeirão Preto