Método de posicionamento GNSS

Não é de hoje que a tecnologia tem mudado a nossa vida, ela está em todo lugar e cada vez mais se faz presente no nosso dia a dia e ainda não sabemos até onde ela poderá nos levar. Na geografia ela não é diferente, a tecnologia inova ano após ano e nos traz cada vez mais equipamentos e ferramentas que melhoram a vida de milhões de pessoas em todo o mundo, trazendo mais facilidade e métodos que revolucionam a forma como trabalhamos e vivemos.

A geotecnologia é o braço direito do trabalhador no campo, cada vez mais facilitando o seu trabalho, através de ferramentas que revolucionam o mercado e, ao mesmo tempo, a economia do nosso país, já que muitos desses equipamentos são utilizados no agronegócio, responsável por uma grande parcela da nossa economia.

Uma dessas geotecnologias que revolucionaram o mundo, foram os métodos de posicionamento. O mais conhecido e utilizado deles, o GNSS, é capaz de oferecer posicionamentos a partir de um receptor e hoje vamos mais afundo em como ele funciona e os seus métodos.

O que é GNSS

Para você entender melhor como ele funciona é melhor explicarmos o que ele é. O sistema de posicionamento GNSS (Global Navigation Satellite System) tem esse nome por ser de origem inglesa e seu sistema é utilizado para determinar coordenadas geográficas em qualquer lugar do globo, bastando que neste local seja possível ter acesso a uma constelação de satélites.

Então, entendemos que GNSS é o nome dado para os sistemas de satélites que permitem que equipamentos forneçam, através da indicação de coordenadas, a localização de determinado ponto na superfície terrestre.

A partir daí podemos ir adiante no assunto e entender melhor como funcionam esses sistemas de satélites e como eles podem te ajudar.

Como funciona

Imagem de um globo terrestre de forma toda tecnológica.

Para que esse sistema funcione ele precisa de um receptor e pelo menos 4 satélites para se determinar as variáveis x, y, z e o tempo, já que é através desses satélites que você terá todas as informações necessárias através das coordenadas. Então, com o seu receptor será possível calcular as coordenadas da antena do receptor no mesmo sistema de referência dos satélites.

Sua precisão nas coordenadas também é uma pergunta muito frequente e ela é definida de acordo com a técnica de posicionamento utilizada durante a coleta de dados, já que estamos falando de coordenadas, quanto melhor for o seu posicionamento na hora de coletar os dados, melhor será sua precisão.

Como dissemos, o posicionamento GNSS depende de outros satélites para que funcione e claro que para obter posicionamento em todo o mundo você precisará de vários satélites. Atualmente a tecnologia conta alguns sistemas de satélite, sendo os principais:

  • GPS (global positioning system)
    O Sistema de Posicionamento Global é o mais conhecido deles e tem origem americana. O sistema foi considerado totalmente operacional em 1995 e sua “constelação” hoje possui 24 satélites espalhados ao redor da Terra
  • GLONASS (Globalnaya navigatsionnaya sputnikovaya sistema)
    Ele tem origem russa e possui sistema totalmente operacional desde 2011, operando com uma “constelação” de 24 satélites e por mais que seja mais novo que o GPS, o GLONASS já é um dos mais utilizados no mundo e inspira muita confiança por ser um grande triunfo no governo russo.
  • GALILEO (sistema de navegação por satélite da União Europeia)
    Um sistema que possui grandes ambições e que ainda não é totalmente operacional, mas que planeja se tornar em breve e chegar a ter uma “constelação” de 30 satélites. O sistema é bem mais novo que os anteriores e teve seus primeiros sinais transmitidos no ano de 2006.
  • COMPASS ou BEIDOU (sistema chinês de posicionamento global por satélite)
    A China já possui um sistema de satélite, porém não eram totalmente operacionais, mas nos últimos tempos investiram neste segmento e estão entrando de vez nessa concorrência. Em breve os chineses estarão com o próprio sistema e com uma “constelação” de 35 satélites.
  • SBAS (Satellite Based Augmentation System)
    É um sistema de correção de sinais, ele é o responsável por melhorar a qualidade do sinal desses satélites, melhorando o posicionamento horizontal e vertical do receptor.

Assim, com tantos satélites ao dispor do trabalhador, fica muito mais fácil de captar dados geográficos em qualquer lugar do mundo.

Métodos de posicionamento

Imagem do céu com vários satélites enviando informações.

Já estamos por dentro do que é e como funciona a recepção de dados GNSS, agora é hora de entender melhor dos métodos de posicionamentos que são vários e vamos explicar um a um para você entender tudo.

  • Posicionamento relativo
    Neste método é utilizado mais de um receptor para rastrear simultaneamente pelo menos 4 satélites. Como? Um dos receptores será a Base e ficará em um ponto de coordenada conhecido. O outro será o Rover e deverá ficar no ponto a ser determinado. Os dois deveram trabalhar sincronizadamente, realizando medições ao mesmo tempo.
  • Posicionamento Relativo Estático
    O receptor da estação de referência e o da estação de coordenadas a determinar deverão permanecer estacionados durante todo o levantamento e, assim, realizar a recepção de dados via satélite.
  • Posicionamento Relativo Cinemático
    Em cada época da observação terá um conjunto de coordenadas, onde um receptor ocupa a estação de referência e o outro permanece parado ou se deslocando onde há interesse. Por isso, por mais que a antena esteja se movimentando, sua trajetória é descrita por uma série de pontos. A consequência dessa captação é do usuário necessitar de no mínimo 5 satélites para realizar o posicionamento.
  • RTK
    É uma transmissão simultânea de dados de correção de sinais de satélite instalados nos vértices de referência (Base), até os receptores de interesse (Rover). Assim você terá o conhecimento em tempo real das coordenadas de vértices.

PPP – Posicionamento por Ponto Preciso
Nele será necessário apenas um receptor e ele poderá ficar parado ou em movimento. Aqui no Brasil, o IBGE oferece o serviço online e é possível ao usuário enviar os dados através do site do IBGE.

Continue lendo outras notícias como esta aqui no nosso site.

Localização

Escritório Ribeirão Preto