Estação Total: Principais diferenças entre Estações Totais Robóticas e Convencionais

A Estação total é um equipamento extremamente eficiente, muito utilizado na Topografia e Obras da Construção Civil. Trata-se de um dos instrumentos mais versáteis para um serviço Topográfico, pois alia alta precisão e diversas ferramentas de medição à possibilidade de uso nos mais variados locais, desde áreas abertas até ambientes com cobertura e restritos.

 

Mesmo com toda essa versatilidade, ainda há muitos profissionais que possuem dúvidas sobre as estações totais e por isso, neste blog post você vai saber mais sobre quais as principais diferenças entre Estações Totais Robóticas e as Convencionais.

 

Estação Total Convencional

estação total convencional

Atualmente existem diversos modelos de Estações Totais no mercado, variando muito seus recursos, mas, qual seria o melhor modelo para a sua aplicação? A seguir vamos saber mais, começando pelas características e aplicações de Estações Totais aqui segmentadas como convencionais.

 

Você pode saber mais em nosso blog: Estação Total, como utilizar na Topografia.

 

As Estações Totais Convencionais, referidas no presente Blog, referem-se a equipamentos que necessitam de uma interação totalmente manual para sua operação, não possuindo opções de levantamento automatizado, sempre com a necessidade de um operador próximo, independente da atividade.

 

Há diversos modelos de Estações Totais Convencionais, variando muito em relação ao sistema operacional em que trabalha, algumas com sistemas próprios, outras operando com sistema Windows, há modelo que permitem a medição com prisma e sem prisma, há modelos com prumo Laser e prumo ótico e há modelos com as mais diversas precisões angulares e lineares.

 

As Estações Totais convencionais são atualmente as mais utilizadas no mercado, porém por necessitarem de um operador junto ao equipamento e por não permitem a automatização ou programação de medições, atendendo a critérios para medição automática, podem ocorrer erros, como a troca de pontos mensurados, e tem-se um maior tempo para realizar uma determinada atividade, o que pode ser determinante na conclusão de obras que exigem prazos curtos para serem cumpridos.

 

Existem modelos de Estações Totais convencionais com bastante precisão, porém elas podem ficar um pouco atrás, quando comparadas com alguns modelos de Estações Robóticas, que podem chegar a 0,5” de precisão angular, além de outros recursos, como alta velocidade de escaneamento, ou capacidade de rotacionar automaticamente a Estação para um ponto que se queira locar.

 

Dentre os diversos modelos de Estações Convencionais, podemos encontrar as Estações Totais Trimble  C3C5 e M3.

 

Estação Total Robótica

Estação Total Robótica 

Com o advento da Tecnologia observou-se uma gama de novas tecnologias na Engenharia Civil, Mineração e em todas as áreas que necessitam representar a realidade. Com a chegada, por exemplo, das Estações Robóticas foi disponibilizado ao mercado uma inovação que permite ser mais produtivo e ágil para o cumprimento de prazos.

 

Veja também e entenda qual a diferença entre teodolito e estação total.

 

A Estação Total Robótica permite a realização de algumas tarefas de forma automática, sem a interferência humana, como, por exemplo: Procurar um prisma, encontrá-lo, centralizar, realizar a leitura e acompanhar seu movimento, por exemplo, sobre um bastão enquanto o operador de campo se movimenta. É possível também realizar uma programação de prismas a serem medidos e a Estação realizar essas leituras de forma automática, é possível também realizar a medição de uma pilha ou terreno natural, configurando o tempo e/ou a distância para que um ponto seja levantado sem que o operador tenha que apertar o botão de medição.

 

A Estação Total Robótica, permite em várias aplicações, que todo o trabalho seja realizado por um único operador, ou em alguns casos, de forma totalmente sozinha, com o operador apenas configurando-a, como, por exemplo, em monitoramento de estruturas.

 

Um dos benefícios mais importantes da Estação Total Robótica é a produtividade, permitindo a independência do operador, onde ele pode operar o equipamento remotamente, através do bastão ou de outra posição, além disso, alie a produtividade com altíssima precisão e consegue-se um aumento substancial na produtividade.

 

Imagine, realizar locações e conseguir verificar em tempo real se as medidas estão exatas ou não, sem depender de terceiros, rádios de comunicação ou gestos, as Estações Robóticas fazem isso e muito mais, são equipamentos compatíveis com vários aplicativos que servem de apoio ao trabalho e apresentam maior versatilidade para a operação de campo.

 

Imagine que foi realizado um levantamento em campo, e ao chegar em escritório, perceber que algumas informações não foram levantadas, imagine o prejuízo de um retrabalho, tanto financeiro, quanto profissional, agora imagine essa mesma situação, porém dessa vez utilizando uma Estação Robótica capaz de obter imagens com propriedades métricas, basta acessar as imagens levantadas e extrair as informações que antes julgava-se não terem sido levantadas, com a mesma precisão, se estivesse em campo.

 

Há também modelos de Estação Total Robótica com precisão angular de 0,5” e precisão Linear inferiores a 1 mm + 1 ppm, permitindo realizar o levantamento e monitorar projetos com o que há de mais moderno, rápido e preciso no mercado.

 

Dentre os modelos de estações totais robóticas podemos encontrar as estações totais S5S7 e S9.

 

Veja mais sobre as estações totais robóticas em: estações totais autolock e robóticas

 

Quais as principais diferenças de uma Estação Robótica para a Convencional?

Quais as principais diferenças de uma Estação Robótica para a Convencional? 

A Estação Total Robótica permite ser controlada remotamente, possibilitando a automatização de diversos processos, reduzindo a quantidade de profissionais envolvidos, evitando erros e aumentando muito a produtividade em campo.

 

A Estação Total Convencional sempre necessitará de um profissional atrás da Estação para operá-la, além disso necessitará de auxiliares de confiança para tentar minimizar erros, porém com mesmo com todo o cuidado e rigor, não terá a mesma precisão, dinamismo e produtividade de uma Estação Robótica.

 

Percebe-se a migração de uma tecnologia para a outra, visto que a Estação Robótica é capaz de levantar informações com mais detalhamento, precisão e um aumento considerável de produtividade, melhorando significativamente o desempenho em campo e a qualidade dos trabalhos realizados.

 

Bom, agora que você já conhece as diferenças entre as Estações Totais Convencionais para as Robóticas, você pode escolher qual estação total se encaixa nos seus projetos.

 

Qualquer dúvida você pode entrar em contato com os nossos especialistas e saber mais sobre as Estações Totais.

Localização

Escritório Ribeirão Preto