Estação total: por que devo investir nesse equipamento?

A Estação total é um equipamento extremamente eficiente muito utilizado na Topografia. Trata-se de um dos instrumentos mais versáteis para um serviço Topográfico, pois alia alta precisão e diversas ferramentas de medição à possibilidade de uso nos mais variados locais, desde áreas abertas até ambientes com cobertura e restritos.

Mesmo com toda essa versatilidade, ainda há muitos profissionais que possuem dúvidas sobre as estações totais e por isso, neste blog post você vai saber por que investir em uma estação total, seus benefícios e aplicações nos projetos topográficos.

O que é a Estação Total?

A Estação Total é a evolução de ferramentas utilizadas para coleta de dados em campo para a representação da realidade, como Teodolitos, distanciômetros e cadernetas de campo reunidos em um único equipamento.

Esse equipamento é capaz de realizar leituras e armazenar informações de ângulo e distância, podendo transformá-las em coordenadas planimétricas e altimétricas representando com exatidão o terreno ou objeto que está sendo mensurado.
Há equipamentos que possuem altíssima precisão angular, até 0,5” e altíssima precisão linear, como 0,8mm+1ppm medindo com prisma, permitindo seu uso em monitoramento de estruturas e outras atividades que requeiram um alto grau de acurácia de posicionamento.

Principais Tecnologias

Com o objetivo de realizar a mensuração com qualidade e agregar mais funcionalidades, aliando praticidade e precisão, foram criados modelos de Estação Total que podem realizar diferentes tipos de funções, abaixo algumas delas serão representadas:

  • Medição com Prisma: Toda Estação Total possui a capacidade de realizar o levantamento utilizando prismas, há modelos que podem medir com um único prisma mais de 5.000 metros;
  • Medição sem Prisma: Ferramenta comum na maioria dos equipamentos, permite a medição de alvos onde não é possível a utilização de prismas ou seu uso é dificultado, há modelos que permitem a medição de um objeto distante até 2.200 m do equipamento;
  • Tecnologia Autolock: Permite que a Estação realize automaticamente séries angulares, como leituras diretas e inversas, giro automático do equipamento para uma coordenada locada e permite ao equipamento encontrar um prisma, auto colocá-lo e segui-lo, aumentando consideravelmente a produtividade;
  • Tecnologia Robótica: Permite que a Estação Total seja controlada remotamente por um operador, normalmente postado com o coletor e o prisma no local a ser mensurado, aumenta mais ainda a produtividade, permitindo que o processo de medição seja realizado por apenas um operador;
  • Tecnologia de Imageamento: Permite que a Estação Total obtenha imagens de campo, possibilitando trabalhar com Fotogrametria Terrestre, permitindo obter coordenadas sobre a imagem;
  • Tecnologia de Escaneamento: Permite que a Estação Total realize escaneamento gerando uma malha de pontos do local de interesse, permitem o escaneamento atualmente de até 26.600 pontos por segundo, aliando a precisão angular da Estação Total à velocidade de medição de um laser scanner.

Assim como outros equipamentos utilizados para geotecnologias, as Estações Totais estão sempre em desenvolvimento e novas tecnologias estão sempre sendo lançadas.

Por que escolher uma estação total robótica?

Um dos benefícios mais importantes da estação total robótica é a produtividade, permitindo a independência do operador, onde ele pode operar o equipamento remotamente, através do bastão ou de outra posição, além disso alie a produtividade com altíssima precisão e consegue-se um aumento substancial na produtividade.

Imagine, realizar locações e conseguir verificar em tempo real se as medidas estão exatas ou não, sem depender de terceiros, rádios de comunicação ou gestos, as Estações Robóticas fazem isso e muito mais, são equipamentos compatíveis com vários aplicativos que servem de apoio ao trabalho e apresentam maior versatilidade para a operação de campo.

Estações Robóticas

Abaixo separamos dois modelos de Estações Totais Robóticas que oferecem alta qualidade, praticidade e precisão para a sua operação:

Estação Total Focus 35

estacao-total-focus-35

A Estação Total Robótica Focus 35 da Spectra possui Servo Motores com a tecnologia StepDrive, que permite movimentos com velocidade de até 90° por segundo e o acionamento e desligamento dos servos motores de forma automática reduzindo o consumo de bateria.

Inclui ainda a capacidade de encontrar um prisma, identificá-lo e acompanha-lo, permite o levantamento remoto de maneira individualizada, até 800 m do equipamento medições sem prisma de até 800 m e ainda o uso de ferramentas para medição de Vias, funções de monitoramento de prismas e uma ampla gama de ferramentas para Topografia e Obras Civis.

 Estação Total S5

-estacao-total-s5

A estação total Trimble S5 Robótica também possui Servo Motores, porém na Trimble S5 essa tecnologia permite que o equipamento realize movimentos com velocidade de até 115° por segundo, uma vez que não há contato entre as engrenagens dos Servo Motores, já que estão acomodados sobre um colchão magnético.

Também pode ser operada remotamente pelo operador, com o auxílio do bastão de coletor de dados da Trimble, mede até 2.200 m sem prisma, até 5.500 m com um único prisma, realiza séries angulares, varredura de pontos, possui embarcado o software Trimble ACCESS com diversas ferramentas, entre elas calculo de área, volume, fechamento de poligonais, dentre outras que facilitam e dão maior produtividade as diversas atividades de campo.

Por fim, podemos concluir que a estação total é fundamental para que as atividades topográficas realizadas tenham maior sucesso. Você saber mais sobre conteúdos similares em nosso blog ou falar diretamente com um de nossos especialistas através da nossa página de contato.

 

Localização

Escritório Ribeirão Preto