Construção digital: o que você precisa saber?

construção digital é um processo de revolução da indústria que tem acontecido devido a transformação digital. Tais mudanças no universo tecnológico fazem com que a inovação esteja sempre presente em projetos de construção civil.

Leia nesse blog sobre a importância das novas tecnologias no mercado da construção civil, o que muda e quais os benefícios que ela proporciona ao mercado.

A interferência da transformação digital na construção civil

a-interferencia-da-transformacao-digital-na-construcao

A transformação digital impacta diretamente a rotina dos profissionais da construção civil. Podemos observá-la tanto no uso de equipamentos que os profissionais usam como em mudanças pontuais nos processos e produtos de uma obra. Enquanto no passado os projetos eram feitos em rascunhos, atualmente já é possível visualizar em campo e em 3D, uma construção projetada totalmente em escritório. Atualmente, existem equipamentos como o Trimble SiteVision que utiliza a chamada realidade aumentada.

Muitas empresas ainda possuem receio em utilizar os benefícios da tecnologia e ficam receosas pela mudança dos processos tradicionais, porém as empresas que têm a cultura digital em seu negócio, utilizam a tecnologia a seu favor, ganhando mais produtividade e vantagem competitiva no mercado.

Evolução da construção tradicional para a digital

evolucao-da-construcao-tradicional-para-digital

As primeiras formas de se projetar na construção eram feitas sem muito planejamento de forma muito rudimentar, com o passar do tempo o mercado evoluiu e passou a utilizar os desenhos como representações do que seria feito na prática.

Do desenho passou para a projeção em computadores, e assim chegou a projeção 2D em softwares como o CAD (tradução: desenho assistido por computador). Logo após surgiram as projeções 3D e as maquetes eletrônicas e com isso, o mercado da construção civil abriu espaço para a tecnologia.

Há alguns anos os profissionais que trabalhavam em uma obra levavam muito mais tempo para concluir um projeto do que os profissionais de hoje que utilizam a tecnologia a seu favor, podendo executar projetos digitais em campo com alto nível de realidade.

O que muda da construção tradicional para a construção digital é que o uso de tecnologias inovadoras permite que o processo seja mais rápido, mais preciso e mais eficaz do que os projetos que eram feitos sem o uso dessas inovações. Atualmente os modelos de projetos digitais, em 3D, criam uma perspectiva real para o cliente, com melhores resultados e em tempo reduzido.

Tecnologia BIM

tecnologia-bim

Quem trabalha na construção civil já deve ter ouvido falar no termo BIM. O BIM, Building Information Modeling, em português, Modelagem da Informação da Construção, trata-se de um novo conceito de modelagem de projetos na área da construção.

O que antigamente era feito com projetos 2D agora podem ser reconhecidos em projeções 3D, capaz de integrar todas as etapas de uma construção, onde o profissional pode ter uma visão antecipada através dessa representação digital em campo e identificar o que deve ser feito.

O modelo traz informações de cada objeto em cada etapa do projeto, desde o estudo até a entrega, trazendo muitas vantagens na hora de seguir o cronograma e cumprir com a entrega da obra.

Veja algumas vantagens da tecnologia BIM:

  • Testar soluções previamente
  • Modelo atualizado em tempo real
  • Grande quantidade de informação
  • Integração de todas as etapas da construção
  • Cumprimento das etapas de cronograma da obra
  • Redução dos erros de dados

Com o BIM é possível visualizar a construção antes de começar a obra e isso é fundamental para o sucesso do projeto.

Assim, podemos concluir que o avanço da tecnologia e sua inserção no mercado da construção civil traz muitos benefícios as empresas e aos profissionais, garantindo maior produtividade, menos gastos e trabalho mais eficazes.

Quer saber mais sobre esse e outros assuntos? Veja os outros conteúdos do nosso blog!

 

Localização

Escritório Ribeirão Preto