Como gerar mais precisão com os receptores GNSS?

A precisão é um dos fatores mais importantes na realização de trabalhos geodésicos, exigem alto grau de confiança nos métodos de abordagem para garantir a acurácia necessária tanto no levantamento como no processamento dos dadoos.

O grau de confiabilidade depende tanto da precisão dos aparelhos utilizados no levantamento, como a correção dos erros encontrados no processo de obtenção dos dados.

Os receptores GNSS

Os receptores GNSS são muito utilizados nos levantamentos topográficos e auxiliam no levantamento de dados e informações do local de interesse.

O sistema GNSS é um sistema Global de Navegação por Satélite e os receptores que recebem estes sinais dos satélites, processam as informações recebidas para com elas indicar a sua posição geográfica. Em síntese, o sistema GNSS determina as coordenadas para o levantamento de dados de um determinado ponto de interesse através das informações recebidas dos sinais dos satélites.

Onde aplicar o sistema GNSS?

onde-aplicar-o-sistema-gnss

O sistema GNSS pode ser aplicado em diversas atividades de acordo com a variação do nível de precisão que cada sistema atinge, dependendo do receptor utilizado e o trabalho a ser realizado.

Veja algumas possíveis aplicações:

  • Georreferenciamento;
  • Monitoramento de estruturas;
  • Levantamento topográfico;
  • Localização e implantação em campo de pontos definidos em projetos (locação);
  • Obras de diversos segmentos;
  • Mineração;
  • Agricultura de precisão;
  • Loteamentos.

Como melhorar a precisão do levantamento?

Para obter uma alta acurácia, uma das alternativas é o posicionamento pelo GNSS (Global Navigation Satellite System).

No posicionamento GNSS, os receptores geodésicos podem utilizar diferentes constelações de satélites para se posicionar e também é possível a utilização de redes de estações de referência que operam continuamente, disponibilizando os dados e correções diferenciais aos usuários da mesma. Podemos citar as redes de estações de referência RBMC do IBGE e RTX da Trimble.

Os dados coletados em campo são confrontados com os dados coletados pelas estações de referência, possibilitando que sejam feitas eventuais correções, como atrasos atmosféricos (troposfera e ionosfera), correções de órbitas entre outras.

Outra maneira muito difundida atualmente é o RTK (Real Time Kinematic), assunto sobre o qual falaremos posteriormente.

Como obter maior acurácia com os receptores?

como-obter-alta-acuracia

Para obter maior acurácia com os receptores é simples. De alguns anos para cá aumentou consideravelmente o interesse nas atividades de posicionamento terrestre com alta acurácia.

A tecnologia é um dos principais motivos dessa ocorrência. Atualmente contamos com aparelhos como receptores e antenas que devido a sua alta tecnologia conseguem entregar mais precisão que aparelhos convencionais de alguns anos atrás.

Assim, os receptores GNSS tem sido cada vez mais utilizados para realizar o posicionamento empregando tecnologias como o posicionamento por ponto (PP) e o posicionamento por ponto preciso (PPP).

O método de correção RTK é muito utilizado por consequência da sua alta produtividade e acurácia proporcionada.

Leia em nosso blog a diferença de precisão e acurácia e entenda melhor.

O que é o sistema de posicionamento RTK?

O RTK (Real Time Kinematic) é um método de posicionamento que fornece as coordenadas em tempo real.

Como dito anteriormente, para atingir uma boa precisão e acurácia, há necessidade de correções diferenciais a serem feitas nos sinais recebidos pelos diversos satélites. Essas correções podem ser obtidas via sinal rádio, envia por um receptor base, ou  via link de telefonia/internet por uma ou mais estações de referência.

Vale lembrar que nesse tipo de posicionamento, os erros envolvidos no processo (ionosfera, troposfera e órbita de satélites) são diretamente proporcionais ao comprimento da linha base, ou seja, conforme o receptor rover for se distanciando do receptor base ou da estação de referência, a precisão irá se degradando.

Como utilizar o receptor GNSS?

Receptores GNSS da nova geração, como, por exemplo, o Spectra SP60, são equipamentos que oferecem alto nível de flexibilidade para atender diversas aplicações. Com este modelo de receptor, é possível fazer desde um simples armazenamento de dados para o pós-processamento, até o posicionamento em tempo real RTK (via rádio UHF ou bluetooth de longo alcance.

Também é possível trabalhar com o rover recebendo correções em tempo real via internet (NTRIP) de estações de referência da RBMC ou correções via satélite – serviço Trimble CenterPoint® RTX (assinatura).

No posicionamento RTK via rádio UHF, a antena é colocada dentro de uma haste de fibra de vidro que estende o alcance e melhora o desempenho do rádio, ao mesmo tempo que proporciona proteção.

Para saber mais desse tipo de posicionamento, receptores e como ter precisão em suas operações acompanhe os outros conteúdos do nosso blog.

 

Localização

Escritório Ribeirão Preto