Como funciona o sistema RTK (Real Time Kinematic)?

Um GPS de navegação, como os que temos nos celulares ou usamos nos automóveis, fornecem um posicionamento com precisão de 5 a 10 metros. Tal precisão é obtida medindo os tempos de envio do sinal e depois calculando o tempo que ele leva para fazer a viagem de volta.

Contudo, vários fatores podem influenciar essa viagem e gerar erros. Por isso, na topografia e ou geodésia, existem métodos de posicionamento que ajudam o sistema GPS a ter mais precisão, como é o caso do RTK, Real-time Kinematic. Como dito anteriormente, enquanto um GPS comum de navegação fornece uma precisão de 5 a 10 metros, o RTK reduz o erro chegando a precisão de centímetros.

Mas como funciona um sistema RTK e como ele pode ser útil para os seus projetos? Continue lendo o conteúdo e descubra!

O que é e como funciona um RTK?

Todo o sistema de Posicionamento Global por Satélite (GNSS) baseia-se em medir quanto tempo o sinal leva para chegar de um satélite para o receptor e determinar sua posição no planeta.  Contudo, os satélites orbitam a aproximadamente 20.000 km acima da superfície da Terra.

Nesse caminho, os sinais transmitidos viajam através da atmosfera e são abrandados e perturbados, principalmente quando passam pela ionosfera e troposfera. Por exemplo, o tempo de viagem em um dia nublado e em condições de céu claro é diferente devido às condições da atmosfera.

Muitos fatores podem aumentar o erro no posicionamento GNSS, mas geralmente podemos assumir que essas causas não mudam muito em uma mesma área e o sistema trabalha de forma satisfatória para nos guiar em uma viagem de carro, por exemplo.

Mas e quando precisamos de maior precisão?

Existem algumas técnicas de posicionamento que podem proporcionar maiores precisão, dentre elas podemos citar o posicionamento relativo e o DGPS (Differential Global Positioning System).

No posicionamento relativo são necessários dois receptores rastreando simultaneamente, sendo que um deles deve ser instalado em um ponto de coordenadas conhecidas. Para se obter precisão milimétrica, dependendo da situação, requer um longo período de ocupação para armazenar dados brutos e, além disso, realizar obrigatoriamente o pós-processamento dos dados em escritório.
Já no DGPS, uma rede de bases fixas transmitem as diferenças entre as posições indicadas por satélites e suas próprias posições, sendo que tais diferenças são utilizadas no cálculo da posição final.

Porém, existe um método de posicionamento nos permite obter alta precisão e produtividade! Tal método é chamado de RTK (traduzido do inglês, cinemático em tempo real). Também são utilizados dois receptores, no qual um deles é estacionário e é chamado de “estação base” (geralmente fica em um ponto de coordenadas conhecidas), o outro é o “rover”, e fica junto ao usuário executando a coleta de dados.

A estação base fica constantemente calculando correções em relação as coordenadas do ponto em que está estacionada mede erros e tais correções são transmitidas para o rover em tempo real. A ideia é simples, mas a matemática não, por isso utilizamos de equipamentos que fazem todos estes cálculos automaticamente.

Por que optar por um sistema RTK?

O sistema RTK é atualmente o equipamento mais procurado do mercado em função da precisão que proporciona (aprox. 2cm) e de sua produtividade. Trabalhos que antes demoravam dias para ser executados podem ser feitos em algumas horas.

Além disso, vale ressaltar que acaba-se tempo uma redução de custos – tempo é dinheiro! Gasta-se menos tempo em campo para realizar o levantamento e consequentemente, menos custos com equipe, alimentação, hospedagem, etc.

A Santiago & Cintra possui uma linha completa de sistemas RTKs no seu portfólio de produtos. Entre no nosso site e descubra aquele que mais se adequa ao seu projeto!

http://santiagoecintra.com.br/solucoes/topografia/

Gostou do nosso post? Quer continuar aprendendo a como reduzir custos e aumentar a precisão dos seus trabalhos? Então continue acompanhando nosso conteúdo. Caso tenha ficado com alguma dúvida, não hesite em compartilhá-la conosco, no campo de comentários deste post!

Localização

Escritório Ribeirão Preto