A aerofotogrametria no mapeamento com drones

Diversos conceitos de aerofotogrametria são utilizados no mapeamento com drones, onde se determina os contornos de superfície de grandes áreas.

Leia neste blog post como são utilizados os conceitos de aerofotogrametria utilizando os drones.

O que é a aerofotogrametria?

Primeiramente vamos entender o conceito de fotogrametria.

O termo fotogrametria deriva das palavras gregas photos, que significa luz, gramma, que significa algo desenhado ou escrito e metron, que significa “medir”. Portanto, Fotogrametria, de acordo com suas origens, significaria “medir graficamente usando luz”.

Considerada um dos ramos da ciência, a aerofotogrametria é uma subdivisão da fotogrametria onde utiliza-se imagens aéreas para fins de mapeamento. Dessa forma, através da aerofotogrametria é possível obter medidas precisas do mapeamento da superfície terrestre.

Utiliza-se a fotografia para realizar medidas e o levantamento de informações que podem ser registradas em cores, através de câmeras fotográficas métricas que captam a luz irradiada ou refletida pelos objetos e geram as informações de modo preciso.

Como a aerofotogrametria é utilizada com os drones?

como-e-feita-a-aerofotogrametria-com-drones

Os drones para o levantamento aerofotogramétricos utilizam recursos de navegação e posicionamento de forma precisa para alta performance e redução dos custos operacionais. A utilização da fotografia aérea feita por drones permite o mapeamento de áreas, edifícios e locais de difícil acesso, facilitando as inspeções e o mapeamento.

O drone percorre o território fotografando com precisão e qualidade. Assim, para realizar o mapeamento de um local com o drone, o operador pode planejar todo o voo pelo computador com a utilização de softwares específicos, dentre os quais podemos citar o senseFly eMotion.

Após o voo, os dados coletados são utilizados na produção de mapas, curvas de nível, acompanhamento de obras, dentre outros. As imagens georreferenciadas se transformam em um modelo 3D que permite uma série de análises. Através dos dados levantados é possível verificar as características de um terreno por exemplo, em representações em plantas.

Levantamento topográfico com drones

O levantamento topográfico é conhecido como levantamento planialtimétrico e é definido como a atividade que identifica e mapeia as características de uma superfície.

Em áreas menores, pode ser realizado utilizando o GPS e as Estações Totais. Já para grandes áreas, pode ser realizado por meio de aviões utilizando os conceitos da aerofotogrametria, possibilitando o mapeamento de forma mais eficaz e precisa. Com o desenvolvimento da tecnologia, atualmente é possível se utilizar drones equipados com câmeras de alta resolução para realizar mapeamentos e inspeções.

As informações planimétricas altimétricas de um terreno são fundamentais para o desenvolvimento de um projeto topográfico, assim como a inspeção de estruturas, edificações, identificação de eventos e acidentes geográficos. O levantamento topográfico pode ser aplicado em diversas áreas sendo muito utilizado na engenharia, construção civil, mineração, monitoramento de estruturas e segurança.

Os drones têm proporcionado novas maneiras de se realizar o levantamento planimétrico, com diversos modelos e para diversas finalidades.

Vamos ver a seguir dois modelos para a realização do levantamento topográfico:

phantom-rtk

O Phantom RTK da DJI é um drone multirotor que conta com o módulo RTK para dados de posicionamento em tempo real. Com o sistema GNSS RTK integrado o drone garante a estabilidade do voo mesmo em locais populosos ou de sinal fraco.

Com o sistema TimeSync o drone alinha o controle de voo, câmera e o módulo RTK oferecendo mais segurança e precisão.

matrice-200-series

O Matrice 200 Séries é um drone que combina um design resistente a uma personalização simplificada. O drone possui alto desempenho, garantindo um voo estável para ventos fortes e precisão de dados. Além disso, é possível acoplar uma grande gama de sensores.

Os conceitos da aerofotogrametria possibilitam o mapeamento preciso com drones, possibilitando seu uso em uma série de aplicações e trazem inúmeras vantagens para o operador. Dentre as vantagens, podemos citar a precisão, a otimização das operações, a diminuição de riscos para o operador, além da redução de custos.

Você pode saber mais sobre esse e outros conteúdo em nossa página do Blog da Santiago & Cintra.

Localização

Escritório Ribeirão Preto